sábado, 22 de agosto de 2009

Ciganos romenos sofrem ataques na Irlanda do Norte

Na segunda-feira, moradores realizaram um protesto anti-racismo.




Mais de cem membros de uma comunidade cigana originária da Romênia tiveram que deixar suas casas na capital da Irlanda do Norte, Belfast, na noite de terça-feira, alegando terem sofrido ataques racistas durante pelo menos uma semana.
O grupo de cerca de 20 famílias, que inclui um bebê de cinco dias de vida, passou a noite em uma igreja, com proteção policial. Na manhã desta quarta-feira, eles foram deslocados para um centro de lazer público.
Eles dizem ter sido vítimas de ataques verbais e físicos, que culminaram com jovens irlandeses atirando garrafas e fazendo saudações nazistas.
Segundo o correspondente da BBC em Belfast, Mark Simpson, havia suspeitas do envolvimento de um grupo paramilitar ligado à comunidade protestante norte-irlandesa, mas a informação foi negada posteriormente.
A polícia está examinando imagens filmadas por câmeras de circuito interno para encontrar os responsáveis.
'Cenas feias'
Os ataques foram condenados pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que disse esperar que as autoridades tomem as medidas necessárias para proteger as famílias romenas.
O vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte Martin McGuiness, que se encontrou com as famílias, disse que os ataques foram "um episódio totalmente vergonhoso".
Uma mulher que estava abrigada na igreja, e que não quis revelar seu nome, disse à BBC que está com muito medo de que ela e sua família sejam mortos, e que agora quer voltar à Romênia.
Mas, segundo ela, o fato de as autoridades terem oferecido abrigo aos ciganos mostrou um lado positivo da população de Belfast.
Anna Lo, deputada do Partido da Aliança, afirmou que os ataques contra a comunidade cigana vêm aumentando nos últimos meses.
"Eles estão realmente apavorados", afirmou. "Uma mulher com quem conversei me mostrou um hematoma enorme e um corte em seu ombro."
A prefeita de Belfast, Naomi Long, condenou o ocorrido na noite de segunda-feira, dizendo se tratar de cenas "feias e totalmente inaceitáveis".
"Essas pessoas têm o direito de estar em Belfast, eles fazem parte desta cidade. Quero que eles sejam tratados com o respeito e a dignidade que eu exigiria para qualquer outro cidadão", disse.
Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário