terça-feira, 25 de agosto de 2009

Racismo...


É a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossível descobrir-lhe um objeto bem delimitado. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
O racismo subentende ou afirma claramente que existem raças puras, que estas são superiores às demais e que tal superioridade autoriza uma hegemonia política e histórica, pontos de vista contra os quais se levantam objeções consideráveis. Em primeiro lugar, quase todos os grupos humanos atuais são produto de mestiçagens. A constante evolução da espécie humana e o caráter sempre provisório de tais grupos tornam ilusória qualquer definição fundada em dados étnicos estáveis. Quando se aplica ao homem o conceito de pureza biológica, confunde-se quase sempre grupo biológico com grupo lingüístico ou nacional.


* Apesar de estarmos em pleno século XXI, ainda existem pessoas adeptas aos movimentos raciais (neonazismo, neofascismo, etc...)

Um comentário:

  1. Acabei de sair de uma agência do Itaú, sinceramente, nunca me senti tão constrangido e desrespeitado, entendo perfeitamente que talvez eu não tenha o perfil dos clientes que comumente possuem conta em tal agência, afinal, sou negro, que mora na periferia, etc... Coisas que sei que não perfilam com a agência 0334, não preciso ser tratado como Personalité ou como Uniclass, só preciso ser tratado com respeito, gostaria de ter saído de lá com a minha conta cancelada, mas não poderia deixar isso passar em branco, não, o mundo irá ouvir minha indignação e repudia...
    Ocorre que tenho mais de um ano de conta, renda comprovada por volta de R$3.000,00, mas não tenho praticamente crédito nenhum no banco, muitas coisas que tento fazer no internet banking, pede para que eu vá à agência, pois bem, fui. Me enrolei com o cartão de crédito e tive que fazer o parcelamento? (Citei isso pois foi uma das justificativas para me negarem crédito) Sim, mas foi porque tive que comprar meu carro, mas que já está quitado, tentei até usar como garantia, para um empréstimo que fui tentar no banco, R$3.000,00, mas não consegui, entendo que o dinheiro é do banco, vocês emprestam a quem quiser... Mas deixar de ajudar um cliente em um momento crucial da vida( acabei de comprar um apartamento e precisava do dinheiro para ajudar a pagar as despesas de cartório) é, no mínimo uma negação a tudo ao que o banco se propõe, se vende e se intitula na mídia, mais do que isso. O atendimento foi constrangedor, segue:
    De início, chegou alguém que as atendentes colocaram em minha frente, alegando que o mesmo tinha ido estacionar o carro, ora! eu também fui estacionar o carro. (???????)
    Depois alguém perguntou a Ariangela, se ela demoraria em meu atendimento, ela disse que não, seria, no máximo, 2 minutos. Como assim??? Ela mal sabia o que eu precisava, como decidir o tempo para meu atendimento? Sei como, visivelmente eu não tinha o perfil da agência, eles precisavam me despachar logo..
    Ainda durante o atendimento, parou para fazer uma ligação sem me pedir licença, pedido para que outra atendente desse a preferência a um cliente personalité que havia acabado de chegar, em detrimento dos demais que estavam lá esperando...
    Também me disse que não podia fazer nada por mim, pois tudo era o "sistema", ora! se o sistema é quem decide tudo, porque manda ir na agência??? Para o cliente se expor desta forma??? Da próxima vez, pede para o cliente preencher um formulário de perfil social e racial antes de ir até a agência, assim, já faz a triagem e evita transtornos.
    Como se não bastasse, me orientou a abrir uma conta na caixa econômica, é brincadeira???????
    Como eu deveria me sentir??? Nas entrelinhas, ela me disse que eu não sou o cliente que o banco precisa, mas se não precisa, porque abriu minha conta???
    Eu sei, para me empurrar o famoso "DEBA", seguros "X", "Y" e "z", Consórcios, PIC, Previdência, Etc... Só para isso que pessoas como eu servem, nada mais.
    Para encerrar meu maravilhoso, atendimento realizado pela Ariangela, isso porque a gerente Marcia Tatiane nunca voltava "do almoço", ótima desculpa, óbvio, aliás, eu não tinha perfil para falar com a gerente né??? Me despedi, constrangido, mas educadamente, com um "obrigado", ela nem me respondeu nada, aliás, nem tirou as vistas da tela do computador para me cumprimentar.
    PSEssa mesma gerente já havia se recusado a me atender no dia 24.12.2012, quando cheguei lá às 10:05h, o banco fechou 10:00h. Ela estava certa? Sim, mas a questão é que chegou uma mulher ainda depois de mim, que pediu para falar com outra gerente, e conseguiu entrar. Nem preciso descrever nossas diferenças de perfil, né???
    Sem mais. Por enquanto...

    ResponderExcluir