terça-feira, 25 de agosto de 2009

Regimes totalitários




* Portugal conheceu um governo autoritário, que se instala a seguir à ditadura que pusera fim à República em 1926. Oliveira Salazar é o responsável por este regime, conhecido por Estado Novo, que se prolonga até 1974.



* O franquismo foi um regime de ditadores fascistas que surgiu na Espanha depois do término da guerra civil. O franquismo foi comandado pelo general Francisco Franco que teve seu nome associado ao período. O franquismo atravessou décadas. Nos primeiros anos, esse regime findou a repressão brutal contra adversários e praticou uma política econômica que tinha poder sobre si mesmo, e isso fez com que o desenvolvimento do país parasse. As bases do franquismo foram definidas pelo catolicismo e pelo anticomunismo. Eram impostos à sociedade por meios bastante violentos que erradicava a tradição e a cultura dos liberais. Era apoiado pela Igreja Católica e pelo Exército e exercia os poderes Executivo, Legislativo e controlava o Judiciário.

* Perón e o expansionismo argentino

Getúlio Vargas e Juan Domingo Perón, um ditador civil o outro de origem militar, tinham muito em comum. Além de dominarem por largos anos os dois maiores países da América do Sul, o Brasil e a Argentina, eram providos de carisma e consagraram-se como estadistas. Ambos foram impressionantes reformadores sociais, reconhecendo a importância dos sindicatos e das organizações operárias em geral, aproximando-as do convívio com o poder. Todavia, um deles, Getúlio Vargas nunca fez questão de aproximar-se do outro, de Juan Domingo Perón, mantendo com ele relações frias.



De modo geral...
As características dos Regimes Totalitários eram: Militarismo, Antiliberalismo, Nacionalismo, Autoritarismo, Anticomunismo.

O pensamento integralista era o estilo político brasileiro inspirado nas bases doutrinárias do fascismo europeu. Nas décadas de 20 e 30, depois da Primeira Guerra Mundial, a Itália e a Alemanha forma berços de doutrinas fascistas; na Itália, dirigidas por Benito Mussolini, e na Alemanha, por Adolf Hitler.
Em Portugal, o movimento fascista fora dirigido por Antônio de Oliveira Salazar, e na Espanha por General Francisco Franco. No Brasil, o fascismo fora formatado através do movimento integralista elaborado por Plínio Salgado.
O lema do integralismo era “Deus, Pátria e Família”, o símbolo das ideias integralistas era a sigma, letra do alfabeto grego. Os integralistas usavam roupas verdes e comportamentos inspirados nos nazistas.
As classes dominantes utilizavam o integralismo para combater o comunismo. Os integralistas participaram do golpe de estado de 1937, no qual o governo utilizou um documento falso feito pelos integralistas, no qual denunciava um palco comunista contra o país, o “Plano Chen”.
Em 10 de maio de 1938, os integralistas tentaram um golpe contra Getúlio Varas, mas a as forças federais contiveram o movimento. Analistas de História do Brasil apresentam a tese que Getúlio utilizou o comunismo e o integralismo para implantar a ditadura.

Um comentário:

  1. Não,os integralistas não apoiaram o golpe de 1937. Não eram fascistas pois defendiam a democracia e não eram autoritários. Estude antes de escrever.

    ResponderExcluir