terça-feira, 25 de agosto de 2009

Nazismo

O termo Nazismo (do alemão: National sozialismus) designa tanto o movimento organizado pelo Partido Nazista (originalmente "Deutsche Arbeiterpartei" e a partir de 1920, "National Sozialistische Deutsche Arbeiterpartei" ou 'N.S.D.A.P.'), como designa a própria política da ditadura hitlerista que governou a Alemanha de 1933 a 1945 , o Terceiro Reich.
O nazismo se apresentou como como um regime extremamente segregacionista: o antissemitismo tornou-se uma marca registrada do totalitarismo alemão, diferenciando-o dos demais regimes totalitários. A intolerância dos nazistas com relação aos judeus inseriu-se em um contexto de disseminação, por parte dos nazistas, da ideia racista de que os arianos (origem étnica dos alemães) eram superiores. O projeto nazista visava eliminar as minorias étnicas do país para evitar a miscigenação e construir um grande Império Alemão constituído apenas pelos povos de origem germânica.
O contexto histórico que favoreceu a construção do projeto nazista e a ascensão do líder Adolf Hitler ao poder do Estado alemão estava diretamente ligado à crise econômica e política do pós-guerra. Desde o início dos anos 20, altos índices de inflação e acentuada queda do poder aquisitivo da população alemã dificultavam o cotidiano tanto dos operários quanto da classe mais abastada economicamente. A Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, foi obrigada a aceitar o humilhante Tratado de Versalhes. O ressentimento alemão contra as potências vencedoras possibilitou o surgimento de um Estato totalitário, nacionalista, cujo projeto de reconstrução do Império Alemão seduziu a população e garantiu amplo e irrestrito apoio à causa nazista. Nesse contexto, os partidários do projeto nazista formaram as milícias (tropas paramilitares) denominadas SA- Divisões de Assalto - e SS - Tropas de Proteção. A atuação desse aparato militar, paralelo ao Estado, intimidava os opositores e fortalecia a adesão ao nazismo, juntamente com a polícia secreta, a Gestapo.

Veja no vídeo abaixo a ascensão de Hitler.


Vale lembrar que não só judeus foram massacrados, homossexuais, negros, ciganos e oposicionistas (simpatizantes do liberalismo e adeptos do socialismo) foram perseguidos pelos nazistas.

O nazismo foi proibido na Alemanha moderna, muito embora pequenos grupos de simpatizantes, chamados neo-nazistas, continuem a existir na Alemanha e noutros países. Alguns revisionistas históricos disseminam propaganda que nega ou minimiza o Holocausto e outras ações dos nazistas e tentam deitar uma luz positiva sobre as políticas do regime nazista e os acontecimentos que ocorreram sob ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário