terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fascismo

O fascismo é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias.
O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919 e durante seu governo.
Lembre-se que a Itália, acabou participando da Primeira Guerra. Entretanto, o envolvimento dos italianos não foi primordial para a vitória contra o Império Alemão. O fraco desempenho e o papel secundário do exército italiano nos conflitos não resultaram em conquistas territoriais prometidas por aliados, como a França e a Inglaterra, em troca de apoio. A guerra trouxe apenas crise econômica, desemprego e milhares de mortes sem qualquer resultado positivo para a política italiana. Portanto, a realidade pós-guerra era bastante propícia para que revoltas sociais acontecessem. A crise que tomou contra da Itália após a guerra favoreceu a difusão de ideias socialistas originárias do sucesso alcançado pela Revolução Russa de 1917.
O crescimento do movimento operário na Itália e a atuação dos partidos de esquerda alertaram a burguesia italiana que, com medo das influências soviéticas, passou a articular um movimento anticomunista e a formação de um Estado totalitário de extrema-direita, capaz de conter a chama "ameaça vermelha". Foi nesse contexto que surgiu a importante liderança de Benito Mussolini. Seus seguidores, os fascistas, também conhecidos como "Camisas Negras", utilizavam-se de violência para reprimir manifestações de caráter socialista e pregavam o nacionalismo como forma de reestruturação da Itália do pós-guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário